
O cultivo de inverno é uma estratégia para aumentar a lucratividade das propriedades
O planejamento da safra de inverno ganha força nas propriedades rurais, e em meio a questões técnicas, climáticas e de gestão, a escolha da cultura e da cultivar a serem semeadas se torna crucial para o sucesso do ciclo produtivo. O cultivo de inverno, além de ser um importante aliado no manejo de plantas invasoras, na quebra do ciclo de insetos-praga e doenças, é uma estratégia eficiente para diluir custos, gerar fluxo de caixa e aumentar a lucratividade das propriedades.
Neste cenário de margens cada vez mais desafiadoras, a utilização de sementes certificadas se destaca como um pilar fundamental para minimizar riscos e aumentar a eficiência produtiva. Por meio de rigorosos processos, a produção de sementes certificadas tem a qualidade monitorada desde os campos de multiplicação até o beneficiamento, a fim de garantir pureza genética, altos índices de germinação, elevado vigor e a ausência de patógenos. São esses fatores que distinguem uma semente certificada de uma semente sem certificado de origem, e contribuem significativamente para a emergência, estabelecimento das plântulas e desenvolvimento adequado das lavouras.
“Sabemos que é por meio da semente que as biotecnologias chegam às propriedades, o que confirma que elas são o principal insumo do ciclo produtivo. Por isso, ao optar por sementes certificadas, o produtor assegura o recebimento de materiais com o máximo potencial de expressão de características genéticas e maior segurança quanto à ocorrência de pragas e doenças, o que acarreta, consequentemente, em maior produtividade e rentabilidade", explica Fabio Siebeneichler, gerente comercial da Van Ass Sementes.
Segurança e rastreabilidade
As sementes certificadas oferecem um sistema de rastreamento que permite identificar a origem e os testes de qualidade aplicados em cada lote. Na Van Ass Sementes, com a maior parte dos campos de multiplicação localizados em áreas próprias e um laboratório interno de análise de sementes, a qualidade é preservada em cada etapa do processo, garantindo a segurança e a confiabilidade do produto de ponta a ponta.
e o link e conheça portfólio de cultivares Biotrigo Genética, OR Genética de Sementes, Barenbrug e Embrapa Trigo disponíveis para a safra de inverno de 2025.
Texto: Joélen Cavinatto (Comunicação e marketing Van Ass Sementes)
Foto: Arquivo Van Ass Sementes